segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Resenha: Série "Mangá nacional" N#2


Revista CDM
--------------------------

Foi lançada a uns dias, a revista CDM ( Clube de Desenhistas de Mangá); Uma coletânea de historias produzidas por membros de uma comunidade de mesmo nome do Orkut.

Essa revista reuni 18 trabalhos com uma média de 4 páginas cada.
Muito se falou e esperou desse lançamento. Agora, depois de ler, pude ver como esperei de mais desse projeto.

Tendo em vista que é um projeto vindo de uma comunidade com tantos "profissionais", pelo menos é como muitos lá gostam de se denominar, eu realmente achei que veria algo com uma qualidade artística superior.

Logo depois de postada em comunidades e sites de quadrinhos on line, a revista começou a dividir opiniões. De um lado, os que afirmam que o projeto chega a ser tão bom, ou até melhor, que a tão falada AÇÃO MAGAZINE. Do outro, os que afirmam que precisa sim, e MUITO de uma melhora e de critérios na escolha das historias publicadas.

Erros de ortografia, de colocação de textos em balões, arte fraca e confusa, falta de técnica, de criatividade e até de respeito por parte de alguns projetos que na minha opinião foram feitos com a intenção de ridicularizar a coisa toda, foram alguns dos pontos que mais me chamaram a atenção.

A idealização do projeto em si merece crédito, afinal, não deixa de ser uma ideia interessante. O que ficou claro pra mim, depois de anos vendo debates sobre tópicos como " eu sou melhor que esse cara ai... Faço melhor que isso... Essa obra tem falta disso... Tem que melhorar aquilo...", é que fica fácil pra qualquer um chegar a seguinte conclusão: é uma comunidade que em sua MAIORIA( não generalizando), muito fala, e pouco oferece.

Outro detalhe( que não me é surpresa) foi a omissão dos "peixes grandes" da comunidade para com o projeto. Aqueles que tanto falam, dão "aulas on line de técnicas de desenho e quadrinização",que dedicam muito de seu tempo a produção e postagem de ilustralções esporádicas, envolvimento em discussões intermináveis e coisas do tipo. Ao que me parece, esse ato de se omitir para com a ideia da revista se deve a um pequeno medo de acabar se revelando "não tão bom assim" aos olhos de seus fãs, mas isso é outra historia.

Muitos pontos negativos. Poucos pontos positivos obtidos apenas graças a três únicas historias (PEY PEY, Camaleão e Aprendiz de Alquimista) que conseguiram usar do pouco espaço dado para mostrar sua ideia ao leitor de maneira clara e interessante.
No geral, trata-se de um projeto fraco, mas com certo potencial para melhora tanto na parte editorial, quanto artistica.

Mais uma vez reafirmo que a idealização desse projeto merece um credito, por tanto, espero que mais edições venham por ai, pois os quadrinhos nacionais precisam de movimentos assim... e que a qualidade aumente.

Para ler a revista clique AQUI

8 Pitacos gêniais:

Malandro disse...

Eu li a tal revista... e como sou LEITOR e não DESNHISTA, não posso dar um parecer detalhado, tecnico e elaborado....no resumo:

Ruim. -__-

Mih disse...

ah....algumas historias ficaram até bonitinhas...

Anônimo disse...

meu deus!

Anônimo disse...

Gostei muito da inciativa da revista CDM, tá, a qualidade da revista é irregular mas ninguém lá tinha a pretensão de fazer um gibi profissional, mas seria bom se os participantes encarassem como um portifólio, uma vitrine pra mostrar seu talento, já que a revista vai ser lida por muita gente...Então seria interessante se houvesse mais comprometimento por parte de alguns participantes em fazer uma coisa mais caprichada. Mas no frigir dois ovos o saldo foi bom e algumas historias: Superfly, PEY PEY, Aprendiz de alquimista, Dota e Samhain se destacaram.
O que acontece é que após o obrigatório combate de egos que se seguiu após a publicação virtual na comunidade CDM, o organizador abandonou a organização da próxima edição da Revista. Agora são outras pessoas que vão tocar a barca e o futuro da revista CDM é duvidoso...Seria bom se o pessoal aproveitasse essa experiencia para aperfeiçar e detectar os erros para na próxima vez o conteudo ficar bem melhor, mas com a saída do responsavel pela organização da revista agora tenho minhas duvidas sobre a continuidade do projeto. Espero estar enganado...:-(
Boa sorte para a revista CDM e que ela esteja em boas mãos!

Anônimo disse...

é...o editor, um dos poucos que conseguiu organizar algo concreto lá na comunidade, diga-0se de passagem, saiu,....o futuro dessa revista é nebuloso pra mim tambem....mas espero o melhor pra ela.

Thiago disse...

Eu acho que a qualidade foi pessima, verdade o que foi resaltado, os peixe grande realmente nem se atrevem a comentar nos topicos, vc acetou em cheio, um bom exemplo é a suposta Carol que paga de Melhor da comum, mas nesses anos de Cdm, só vi ela postar uns 2 desenhos [?} triste

A ideia é boa, mas o ego atrapalha, espero que melhore, pois como esta só ta servindo p envergonhas mais a CDM!

Anônimo disse...

Concordo com essa resenha em gênero, número e grau.
A revista tem inúmeros pontos fracos, primeiro a falta de técnica e até de talento de alguns, que na minha opinião, não são desenhistas de fato.
A diagramação é sofrível, as páginas de informação são ridículas, não informam nada a respeito dos autores e da história e ainda ensinam o leitor a ler do lado ocidental! Ou seja, do nosso lado de leitura! Isso foi um golpe sem noção, se ainda fosse do lado oriental, valia o esquema de leitura, mas não é o caso...
Trata-se de um clube de desenhistas de mangá, mas tem "obras" na CDM que não são mangá!
A revista atira pra todo lado, com histórias infantis e outras com apelo sexual. Ignoraram toda a parte de planejamento de qual público alvo iam pegar e transformaram a CDM num vai quem quer!
Os erros absurdos de Português demonstram a falta de cultura dos autores e falta de cuidado e respeito com os leitores! Ser brasileiro é isso? Ser mangaká nacional é isso? Fazer tudo mal feito, sujo, sem técnica?! Estou com vergonha! A capa é muito ruim...
A AM também me decepcionou e agora vem esse monstrinho criado por ela... a CDM.
Sugiro MENOS EGO e mais TRABALHO e respeito ao público, não é porque somos brasileiros que temos que aturar um bando de gente que não sabe desenhar ainda!!

Thiago disse...

ATÉ AGORA SÓ DEII UMA LIDA NA PRIMEIRA HISTÓRIA, E ATÉ GOSTEI, DEI UMA FOLEADA( QUANDO É LEITURA DIGITAL TBM É FOLEADA??RRR), MA GOSTEI DE POUCAS...QUANDO OLHAR AS OUTRAS EU FALO MAIS...

Postar um comentário

Papo de Desenheiro