terça-feira, 25 de outubro de 2011

Especialistas discutem quadrinhos digitais e o futuro da versão impressa.


Digital Comics

Durante a New York Comic-Con, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, aconteceu um debate entre especialistas que conversaram com os fãs a respeito dos quadrinhos digitais e o futuro das revistas tradicionais, na versão impressa.

Para David Lisa, consultor da Biblioteca Estadual de New Jersey e especialista em quadrinhos, chegou-se a um momento crucial na indústria, em que se pode escolher ler uma revista física ou digitalmente.

"Muitas pessoas estão escolhendo o meio digital porque podem ler por demanda, e a qualidade das páginas é linda. Existe toda uma geração que cresceu cercada com tecnologia que preferem ler em seus iPads ou outros tablets", declarou.

Ele acredita que, assim que crescerem, essas pessoas continuarão preferindo ler digitalmente. No entanto, não crê no fim do papel. "Eu continuarei lendo revistas impressas e, se é disso que você gosta, também deveria. É possível que os dois meios coexistam. Mas se as editoras estão sofrendo agora, o que acontecerá se a maioria preferir digital?", disse.

Já Michael Maziekien, que trabalha na Biblioteca Pública de Rockaway Twonship, em Nova Jersey, lembrou que as vendas de graphic novels caíram 20% em 2010, enquanto os quadrinhos digitais cresceram 1000%.

As próprias bibliotecas dos Estados Unidos estão expandindo a oferta de e-books para as pessoas que não possuem acesso a tecnologias como as dos tablets. No ano passado, 66% das bibliotecas públicas estavam oferecendo acesso a e-books. E o número, que não passava de 5% em 2001, deve crescer em 2011.

"Steve Jobs ajudou muito no crescimento do interesse em ler quadrinhos nesses aparelhos", explicou David Lisa, sobre a criação dos smartphones e do iPad. "O estado atual do meio digital nos dará pistas do que pode ocorrer no futuro. Entretanto, a demanda está aumentando rapidamente e a indústria está definitivamente mudando, e o debate acerca da morte do formato impresso ainda continuará."

Digital Comics
Fonte>>> Universo HQ

1 Pitacos gêniais:

Anônimo disse...

tá....já fez o seu jabá....legal!

Postar um comentário

Papo de Desenheiro